quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ciência e Religião

             Pablo Picasso. Science and Charity. 1897

Qualquer pessoa tem uma opinião sobre Deus, e independente do fato de acreditar ou não, este conceito influencia o seu modo de viver. 
A Ciência com suas verdades mutáveis, que estão sempre sendo testadas frente ao aperfeiçoamento científico, e a Religião com suas verdades absolutas e atemporais, são talvez, excludentes do ponto de vista teórico, mas complementares para o indivíduo que crê.
Esta gravura que retrata uma senhora enferma recebendo a assistência médica e espiritual, mostra a interação positiva entre Ciência e Religião.


BIRADS


Os laudos das mamografias possuem uma classificação, chamada BIRADS, que vai de 0 a 6, sendo o significado desta descrito abaixo:


BI-RADS 0Avaliação está incompleta. Será necessário complementar com novo exame de imagem e/ou mamografias prévias para comparação.

BI-RADS 1: Exame normal. A mulher deve continuar  a fazer mamografias e exame das mamas conforme os guidelines para prevenção do câncer de mama.

BI-RADS 2: Alterações benignas. São visualizadas imagens de cistos, fibroadenomas ou calcificações que não existe dúvida quanto a natureza benigna do achado.

BI-RADS 3: Achado provavelmente benigno. Risco de neoplasia é de 2%. Sugere-se repetir a avaliação mais precocemente.

BI-RADS 4: Alteração suspeita para neoplasia. Biópsia deve ser considerada.
BIRADS 4A (risco de câncer de 2 a 9%);
BIRADS 4B (risco de câncer de 10 a 49%);
BIRADS 4C (risco de câncer de 50 a 94%);

BI-RADS 5: Alteração provavelmente maligna. Risco de câncer de 95 a 100%.

BI-RADS 6: Mamografia realizada após biópsia confirmando tratar-se de câncer.