sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Perda de cabelos relacionada à quimioterapia

A perda dos cabelos secundária ao tratamento quimioterápico, provavelmente, é o efeito colateral mais temido pelas pacientes.
Embora de menor importância do ponto de vista biológico, além de ser temporário (seus cabelos voltarão a crescer), não se pode dizer o mesmo olhando pelo ponto de vista psico-social.
Não será fácil lidar com a ausência de cabelos. Não é para ninguém. Muitas lágrimas irão rolar, seja sua personalidade forte ou emotiva. Mas lembre-se, muitas mulheres já passaram por isso, e todas superaram. Uma aparência bonita sem cabelos depende principalmente da sua atitude e do suporte da família e dos amigos.
Para minimizar esse problema é importante que haja um planejamento pelo paciente de como ele pretende lidar com a alopécia, para se sentir confortável com sua nova aparência, antes da queda dos cabelos. Lenços, perucas ou não usar nada são as opções.
Se os cabelos irão cair ou não, depende do tipo de quimioterapia realizada. De um modo geral,
quase sempre há queda parcial ou total dos cabelos, porque o mecanismo de ação da quimioterapia visa destruir as células que estão se multiplicando rapidamente, característica das células tumorais, mas também de alguns tipos de tecidos do nosso organismo, entre eles o couro cabeludo.
Não se assuste, se além da queda dos cabelos ocorrer também a queda de pêlos do corpo como sombrancelhas, cílios e outros. Os cabelos devem começar a cair duas semanas após o início do tratamento, sendo que a queda pode ser gradual ou rápida. Aumento do número de fios de cabelo no travesseiro serão o primeiro sinal.
Algumas mães tem receio de como expor a calvície para os filhos pequenos. Um aconselhamento da Psicologia pode ajudar a tornar o processo simples para ambas as partes.
Não existe tratamento que possa garantir que seu cabelo não irá cair. Toucas térmicas (scalp cooling) para prevenir a queda dos cabelos são descritas há décadas, mas os resultados são baseados em estudos com falhas metodológicas.  Estudos randomizados estão em andamento.
Mais informações:

Nenhum comentário: