quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Câncer de Próstata (CaP)

O que é a Próstata?
Glândula presente no sistema reprodutor masculino, situada na frente do reto e abaixo da bexiga. A uretra (tubo que carrega a urina da bexiga para fora do corpo) passa através da próstata.



O que é o câncer de próstata (CaP)?
Células da próstata que se multiplicam de maneira desordenada. Elas crescem em número formando uma massa (tumor) e podem se espalhar pelo organismo.

O que causa o CaP?
Não existe um fator de risco fortemente associado ao desenvolvimeto do CaP além do envelhecimento do indivíduo (quanto maior a idade maior o risco).
Sabe-se que indivíduos com história na família de CaP tem um risco maior.

CaP pode ser prevenido?
A Medicina ainda não sabe como evitar o seu desenvolvimento.
Uma dieta saudável (pobre em carne vermelha e em gordura animal + rica em vegetais), a realização de exercícios físicos regulares e um peso corporal dentro do ideal parecem reduzir o risco de CaP. Estratégias como não fumar e não beber parecem não influenciar no risco de CaP, mas certamente reduzem o risco de desenvolver outros tumores e o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Qual a frequência do CaP?
CaP é o tipo de câncer mais comum em homens.
Um em cada 6 homens irão desenvolver CaP ao longo de sua vida.

Qual a gravidade do diagnóstico de CaP?
A gravidade depende de cada caso. 
Existem tumores de próstata com crescimento lento e que dependendo da idade do paciente não serão tratados e existem tumores com comportamento agressivo onde há necessidade de um tratamento rápido e multi-disciplinar.

Quais são os sintomas do CaP?
A maioria dos pacientes não apresenta sintomas até fases muito adiantadas da doença, destacando o porquê da importancia dos exames para detecção precoce.
Sintomas como dificuldade para urinar, necessidade de urinar frequentemente (principalmente a noite),  gotejamento urinário prolongado e desconforto ao urinar provavelmenete podem ocorrer, mas geralmente estão associados ao aumento benigno da próstata.

Quais são os exames para detecção precoce?
Detecção precoce refere-se a métodos empregados para diagnosticar a doença em seu estágio inicial antes mesmo dela produzir qualquer sintoma. Para a detecção precoce do CaP são recomendados o PSA e o exame de toque retal.

O que é o exame de toque retal?
Exame rápido para detectar a saúde da próstata. Consiste em o médico inserir o dedo, usando uma luva com lubrificante, no reto do paciente.

O que é o PSA?
Do inglês ‘‘prostate specific antigen’’ o PSA é uma substância produzida pela próstata e liberada na corrente sanguínea. O teste de PSA é um exame de sangue, onde mede-se a quantidade dessa subtância na corrente sanguinea.
Diversas patologias da próstata causam a elevação do PSA, inclusive o CaP.

É necessário realizar os dois exames ou é suficiente realizar apenas o PSA?
Os dois exames são complementares.
O PSA é capaz de detectar pequenos tumores, mas há casos de CaP sem elevação do PSA. Por isso a necessidade de ambos os testes.

O que fazer se um exame vier alterado?
Não se apavore. De cada 100 homens com idade maior que 50 anos que realizam o PSA, 15 apresentarão um PSA maior que o normal. Destes, 12 terão uma outra patologia que justifique a elevação e apenas 3 terão o diagnóstico de CaP.
Como mencionado acima, muitos casos o crescimento do tumor é bem lento e poderá não ser necessário fazer nenhum tipo de tratamento. Então, fique calmo e aguarde a avaliação do Urologista.
Ele poderá solicitar um Ultra-som trans-retal e/ou indicar uma bióspia da próstata. 
A biópsia é indolor e feita em alguns minutos com ajuda de um Ultra-som.



O que acontece se for feito o diagnóstico de Câncer de Próstata?
O ideal é seu caso seja discutido de forma multi-disciplinar, contando com a opnião do Urologista, Oncologista e Radioterapeuta.
São diversas as estratégias de tratamento que dependem da análise minuciosa de cada caso:

·        Observação
·        Cirurgia
·         Radioterapia
·         Terapia hormonal
·         Quimioterapia

Nenhum comentário: