segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE PULMÃO

Guideline do NCCN (National Comprehensive Cancer Network) v2.2012 recomenda o uso de tomografia computadorizada (TC) de baixa dose como teste válido para detecção de Câncer de Pulmão em indivíduos de alto risco para esta neoplasia.





1 – Quem deve realizar o teste?
Indivíduos de alto risco para Câncer de Pulmão: grandes fumantes (> 30 maços-ano) com idade entre 55 e 74 ano, inclusive se pararam de fumar há menos de 15 anos.  
Maços-ano = número de maços/dia X número de anos de tabagismo
2 – Qual a estratégia utilizada:
TC de baixa dose uma vez por ano.

3 – Qual o nível de evidência?
Nível 1 (baseada em trabalho randomizado e controlado e com concenso uniforme pelos membros do NCCN que a estratégia é apropriada).
Destacar que a mamografia e colonoscopia, duas estratégia para detecção precoce de tumores, são nível de evidência 2A.
Tal recomendação é  baseada em um estudo (National Lung ScreeningTrial - NLST) que randomizou 53.000 grande tabagistas ou ex-tabagistas entre 55 e 74 anos para realizar TC ou RX de tórax, anualmente por 3 anos e serem seguidos por 5 anos.
O grupo de pacientes que realizou TC de tórax teve uma redução de 20% da mortalidade por câncer de pulmão quando comparado aos que realizaram RX de tórax.

4- Quem mais pode realizar TC para detecção precoce de Câncer de Pulmão?
Tabagistas (história de > 20 maços-ano) e com fator de risco adicional como: história de câncer, história de doença pulmonar, história familiar de câncer de pulmão, exposição a radiação ou ocupacional. Nível de evidência 2B.

Nenhum comentário: