quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eu preciso de suporte psicológico? Questionário para auto-avaliação de pacientes com câncer

O questionário a seguir pode ajudar você a decidir se você precisa de um aconselhamento profissional. Cada paciente vivencia algum desses sintomas, não há respostas certas ou erradas.

(Material extraído do livreto: The Emotional Facts of Life with Cancer: A Guide to Counselling and Support for Patients, Families and Friends. A versão on-line está disponível em www.capo.ca)


Durante as duas últimas semanas:

1.     Eu me sinto ansioso ou preocupado sobre o câncer e o tratamento que estou recebendo.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)
                     
2.     Eu me sinto depressivo ou desencorajado.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

3.     Eu estou irritado ou mais nervoso que o habitual e estou tendo difculdade para lidar com isso.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

4.     Meu padrão de sono mudou.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

5.     Eu venho apresentando mudança em meu apetite.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

6.     Eu tenho dificuldades de concentração no trabalho ou em casa, ou para fazer coisas comuns como ler um jornal ou assistir televisão.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

7.     O câncer e o seu tratamento tem interferido com minhas atividades diárias.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

8.     O câncer e o tratamento têm interferido em minha vida familiar e social.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

9.     O câncer e o tratamento têm afetado minha vida sexual.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

10.  Dor e desconforto tem limitado minhas atividades.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

11.  O câncer vem causando sofrimento físico, emocional ou financeiro para mim.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

12.  O câncer e o tratamento tem causado mudanças em minha aparência física e isso me preocupa.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

13.  Eu tenho tido dificuldade em lidar com o strees que venho passando.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

14.  Minha qualidade de vida nas 2 últimas semanas tem sido:
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)


Se a maioria das suas respostas estão nas colunas 4 ou 5, você pode estar passando por um período de sofrimento importante. Considere discutir seus sentimentos com um conselheiro (psicólogo ou psiquiatra).

Um comentário:

Joyce Hillary disse...

Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.