quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Eu preciso de suporte psicológico? Questionário para auto-avaliação de familiares/cuidadores de pacientes com câncer

(Material extraído do livreto: The Emotional Facts of Life with Cancer: A Guide to Counselling and Support for Patients, Families and Friends. A versão on-line está disponível em www.capo.ca)

O seguinte questionário pode ajudar você, membro da família ou cuidador, a determinar se você pode ser beneficiado por um aconselhamento profissional.

1.     Eu me sinto ansioso ou preocupado a respeito do diagnóstico/tratamento do meu ente querido.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

2.     Eu me sinto depressivo ou desencorajado.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

3.     Eu estou irritado ou mais nervoso que o habitual e estou tendo difculdade para lidar com isso.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

4.     Meu padrão de sono mudou.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

5.     Eu venho apresentando mudanças em meu apetite.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

6.     Eu tenho dificuldades de concentração no trabalho ou em casa, ou para fazer coisas comuns como ler um jornal ou assistir televisão.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

7.     O diagnóstico/tratamento do meu ente querido tem interferido com minhas atividades diárias.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

8.     O diagnóstico/tratamento do meu ente querido tem interferido em minha vida familiar e social.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

9.     O diagnóstico/tratamento do meu ente querido tem afetado minha vida sexual.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

10.  O diagnóstico/tratamento do meu ente querido tem causado sofrimento físico, emocional ou financeiro para nossa família.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

11.  Eu tenho tido dificuldades em continuar exercendo minhas atividades de cuidador.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)

12.  Eu tenho tido dificuldade em lidar com o strees que toda a família vem vivenciando.
Não (1)
2
3
4
Todo o tempo (5)


Todo mundo experimenta algum destes sintomas, em diferentes graus, parte do tempo. Se você achar que muitas das suas respostas estão nas colunas 4 ou 5, você está tendo dificuldade em lidar com esta situação sozinho, e pode estar vivenciando um período de angústia/sofrimento muito grande. Por favor, não hesite em discutir seus sentimentos com um psicólogo. O serviço de oncologia onde seu familiar está tratando deve oferecer este suporte. 

Nenhum comentário: